O que te passa, escapa e faz falta?


“Você consegue”, “Você é vencedor”, “Você é forte”, “Você pode”, “Tenha planos e metas”, “Realize”, “Quem pensa grande, realiza” - essas são algumas das frases motivacionais que estão apresentadas por aí todos os dias, em algumas escolas, religiões, nas redes sociais... Atire a primeira pedra quem já não se disse isso, olhando para o espelho em um dia ruim ou disse a um querido amigo, a fim de arrancá-lo da dor e fazer com que o ele se permita ir além? Quem nunca? 
O
Uma tentativa, comparável à atitude que os pais costumam ter para acalmar o filho quando tem pesadelos, de toda forma se esforçam para retirar do filho seu medo e ainda interpretam, explicam, encontram sentidos ao sonho produzido pela criança. Nessa perspectiva além de não permitir que a criança fale do medo causado pelo pesadelo, tamponam qualquer possibilidade dela própria nomear e dar sentido ao sonhado. Assim que nascemos um seio acolhedor nos é ofertado, uma sensação única e majestosa nos inaugura no campo do prazer, a partir disso, desejaremos prazer, mais e mais.

É urgente a tentativa humana de tampar buracos. Escavar dói. Tampar acalenta. E atualmente, não se pode mais chorar, “dá a chupeta para o neném não chorar” “quem não chora não mama”, tudo para não lidar com o que faz escapa. Primeiro o seio, depois a chupeta, depois o achocolatado...  Por aí vai.  A necessidade de passar de fases, vencer, ultrapassar os horizontes é inerente à condição humana, “Ao infinito... e além!”, somos convocados a esse “chegar lá” todos os dias, ainda mais nos dias atuais, que basta um celular nas mãos para estarmos em contato com o mundo fabuloso do Outro e todas diversas possibilidades de encontrar o majestoso "chegar lá", e também se tornar um vencedor.

O famoso Mario Bros parece viver dentro de cada sujeito lhe gritando: passe de fase! Passe de fase! E seja o vencedor. Frenético jogo de fases e as fases precisam sair perfeitamente bem.
O homem vive insatisfeito, condução humana, que digamos: batida. Todos sabem disso. E há diversos movimentos investindo para que não se chore mais! Nem vou aqui lista-los.  Há um investindo alto para que não seja necessário lidar com o que faz furo. Então se alguém tiver triste, cabisbaixo, necessitando de peito: dar-lhe boas doses de entusiasmo: “Você vai vencer” “Seja forte” “Isso vai passar”, “Você é grande”. 

Todas essas estratégias, podem sim funcionar! Não devemos desmerecer toda tentativa que pais amorosos buscam fazer para acalmar seus filhos, todos os livros e cursos que alguns profissionais buscaram para auxiliar o outro a ir além, ou aquele amigo que aposta em frases motivacionais para animar seu amigo, tudo isso tem muita validade, se o SUJEITO escolher fazer algo com o que lhe passa, escapa e faz falta. As frases motivacionais e planejamento pessoal podem até funcionar, não para todos, em uma mesma ordem e lógica,e claro se houver DESEJO  para lidar com o que não ocasionalmente não funcionar, pois nem sempre o seio cheio de leite vem. E um percurso solitário, sem tempo determinado, e tomada de investimento. 

Não é chegar lá, apenas, mas como estar no aqui lidando com o que é e ir. Ir da forma que for.  A ideia de pular de fases só será produtiva se vier acompanhada por uma boa dose de insatisfação, essa impulsiona. “O que efetivamente falta ao homem é aquilo que ele almeja” ARISTÓTELES. O desejo brota da falta. Não tampe a falta, deseje! Se receberes tudo que deseja, haveria mais a desejar?




Comentários